Casos de sucesso

CASO
Um hospital de médio porte instalado no Rio de Janeiro, em franca expansão de suas atividades, buscava reduzir suas despesas com energia e ao mesmo tempo adequar suas instalações elétricas para o crescimento do empreendimento. Era imprescindível, também, aumentar sua autonomia com geração própria, passando das cargas emergenciais para a totalidade da carga do hospital, sendo este um dos pré-requisitos para a manutenção da acreditação hospitalar.
SOLUÇÕES
- Mudança na forma de contratação junto à distribuidora em razão das características operacionais do negócio;
- Adoção de um controlador de demanda do fabricante GESTAL;
- Redução do patamar de demanda contratada adotando uma contratação mais justa, ou com menos folga;
- Suporte técnico para a aquisição do novo grupo gerador com capacidade para a totalidade da carga, inclusive com as devidas projeções de crescimento do hospital;
- Coordenação da implantação de geração própria de energia no Horário de Ponta;
- Tramitação de processo com a concessionária para transferências de carga em rampa;
- Gestão energética com produção de relatórios mensais de acompanhamento.
RESULTADOS
- O conjunto de ações proporcionou redução de despesas da ordem de R$240 mil ao ano, ou 26% sobre as condições iniciais de contratação e operação;
- Redução dos picos de demanda e das multas por ultrapassagens de contratação, com a atuação do controlador de demanda;
- O investimento em novo grupo gerador para a totalidade da carga foi recuperado em 30 meses com a geração própria no Horário de Ponta;
- Manutenção das despesas com energia nos menores níveis possíveis para o pleno atendimento ao crescimento da demanda do negócio.
PAGAMENTO
- Através das economias obtidas com a geração própria de energia no Horário de Ponta;
- Valores fixos acordados pelo volume de serviços em determinadas atividades;
- Gestão energética continuada com pagamentos mensais.

CASO
Uma empresa de ônibus na zona norte do Rio de Janeiro gastava, anualmente, cerca de R$ 200 mil com energia elétrica em seu escritório central, onde funcionava também a garagem e a área de manutenção e limpeza dos ônibus.
SOLUÇÕES
- Mudança na forma de contratação junto à distribuidora de energia;
- Suporte técnico para a modernização e automação do grupo gerador existente;
- Coordenação da implantação de geração própria de energia no Horário de Ponta;
- Gerenciamento dos resultados durante todo o processo.
RESULTADOS
- Economia inicial de 9% proporcionada pela nova forma de contratação;
- Redução das despesas totais com energia (incluindo os custos de geração) de 25% ou R$50 mil anuais com a geração própria no Horário de Ponta;
- Retorno total do investimento em menos de 12 meses.
PAGAMENTO
Através das economias efetivamente obtidas.

CASO
Uma clínica, localizada em área nobre de Niterói, desejava expandir suas atividades comerciais com a implantação de equipamentos de alta potência para exames de imagem. Porém, a limitação de carga no projeto elétrico do condomínio, do qual ela ocupa quatro andares, impedia este crescimento.
SOLUÇÕES
- Desenvolvimento de estudos e negociações com a distribuidora para a realização do aumento de carga;
- Migração de tensão de recebimento de energia, ou seja, o cliente deixou de receber energia pelo PC do condomínio, passando a ser alimentado por uma subestação transformadora individual;
- Projeto, montagem e instalação de uma subestação simplificada de 225kVA;
- Suporte técnico na aquisição direta dos materiais e equipamentos para evitar bitributação.
RESULTADOS
- Aumento efetivo de 67% na capacidade de carga elétrica;
- Mudança da condição de um cliente comum para um grande cliente, com atendimento personalizado na distribuidora e possibilidade de diferentes opções de contratação de energia;
- Upgrade no negócio com a implantação de novos equipamentos.
PAGAMENTO
Valor fixo acordado pelo volume de serviços nas atividades desenvolvidas.

CASO
Um hospital de médio porte, no Rio de Janeiro, seria completamente modernizado sob a administração de um grupo de investimentos no setor hospitalar, havendo necessidade de adequação de suas instalações elétricas e de ajustes na forma de contratação de energia durante a obra, assim como de suporte técnico para adaptação inicial e posterior substituição do grupo gerador existente.
SOLUÇÕES
- Mudança na forma de contratação junto à distribuidora em razão das características operacionais do negócio;
- Suporte técnico para a adaptação das condições físicas do grupo gerador existente com melhoria no nível de isolamento acústico e no controle e tratamento dos gases expelidos;
- Coordenação da implantação de geração própria de energia no Horário de Ponta;
- Suporte técnico para a aquisição de um novo grupo gerador com capacidade para a totalidade da carga do hospital;
- Tramitação de processo com a concessionária para adequação de instalações do cliente e da rede da distribuidora para aumento de carga do hospital;
- Gestão energética, com produção de relatórios mensais de acompanhamento.
RESULTADOS
- O conjunto de ações proporcionou redução de despesas da ordem de R$200 mil ao ano, ou 24% sobre as condições iniciais de contratação e operação;
- O investimento na adequação do grupo gerador existente foi recuperado em 5 meses com a geração própria de parte da energia consumida no Horário de Ponta;
- O investimento em novo grupo gerador para a totalidade da carga foi recuperado em 26 meses com a geração própria no Horário de Ponta;
- Manutenção das despesas com energia nos menores níveis possíveis para o pleno atendimento ao crescimento da demanda do negócio.
PAGAMENTO
- Através das economias efetivamente obtidas com a geração própria de energia no Horário de Ponta;
- Valores fixos acordados pelo volume de serviços em determinadas atividades;
- Gestão energética continuada com pagamentos mensais.

CASO
Uma grande empresa do setor de petróleo e gás, com despesas com energia elétrica de cerca de R$ 145 milhões ao ano, contratou uma consultoria internacional para a elaboração de projeções de comportamento dessas despesas ao longo dos cinco anos seguintes, considerando as diversas influências em diferentes cenários.
SOLUÇÕES
- Suporte técnico com base no conjunto das regulamentações existentes para o setor elétrico brasileiro, para o ajuste de uma ferramenta própria de projeções estatísticas às condições legais do nosso mercado de energia;
- Apoio na interação e identificação de diferenças entre as ferramentas já adotadas pelos órgãos governamentais e a ferramenta própria;
- Elaboração de projeções das tarifas de energia, no caso do mercado regulado, e dos preços da energia, no caso do mercado livre, considerando diferentes cenários, ao longo dos cinco anos subsequentes.
RESULTADO
Ferramenta gerencial para suporte à administração na gestão energética de suas principais plantas industriais.
PAGAMENTO
Valor fixo acordado pelo volume de serviços nas atividades desenvolvidas.

CASO
Fazendo parte de uma universidade com atuação em 20 estados em todo o Brasil, um determinado campus no Rio de Janeiro tinha despesas anuais com energia da ordem de R$730 mil e uma forte idéia, por parte da administração, de que haveria algum desperdício de energia por falhas operacionais.
SOLUÇÕES
- Acompanhamento das rotinas de consumo do campus na busca de desperdícios na aplicação da energia;
- Identificação dos principais desvios operacionais (exemplo: os alunos ligavam os splits livremente, a partir de controles remotos genéricos de camelô, para estudar nas salas vazias);
- Projeto e instalação de ferramenta de automação predial para restringir o funcionamento dos equipamentos de ar- condicionado às salas com aulas programadas.
RESULTADOS
- Economia de energia estimada em 6,5% nos volumes medidos de consumo ativo;
- Retorno total do investimento em 20 meses.
PAGAMENTO
Valor fixo acordado pelo volume de serviços nas atividades desenvolvidas.

CASO
Uma clínica oftalmológica em São Gonçalo, com grande movimento de atendimentos com hora marcada e sem as características de internação ou de clínica 24 horas, desejava reduzir suas despesas com as faturas de energia elétrica.
SOLUÇÕES
- Mudança na forma de contratação junto à distribuidora em função das características operacionais do negócio;
- Redução do patamar de demanda contratada adotando uma contratação mais justa, ou com menos folga;
- Suporte técnico para a modulação do consumo no Horário de Ponta com revisão dos processos de maior impacto;
- Fornecimento e instalação de banco de capacitores semiautomático com potência de 40kVAR.
- Gerenciamento dos resultados durante todo o processo.
RESULTADOS
- O conjunto de ações proporcionou redução global das despesas com energia da ordem de 42% sobre as condições iniciais de contratação e operação.
- Retorno total do investimento em cerca de 8 meses.
PAGAMENTO
- Através das economias efetivamente obtidas;
- Gestão energética continuada com pagamentos mensais.