Adequação tarifária
Ao contrário dos pequenos consumidores residenciais, que possuem contratos de adesão padronizados com as distribuidoras, os grandes clientes possuem várias opções de contratação da energia para suas atividades. São as modalidades tarifárias, que também representam fator determinante para os patamares finais de despesas mensais com energia.
Conforme os critérios da regulamentação do setor, o próprio consumidor deve fazer a interpretação de como se comportam seus custos com a aplicação de cada opção de contratação, considerando o regime de utilização de energia pela empresa, cabendo a ele a decisão sobre qual modalidade tarifária é a mais adequada para o negócio.
Em muitos casos, o grande consumidor, cujo foco em sua atividade principal não lhe permitiu destinar a devida atenção à forma de adquirir energia, opta por contratações inadequadas, que geram despesas maiores que o necessário.
A própria distribuidora é quem, normalmente, aconselha o consumidor erroneamente, pois desconhece suas particularidades de uso e ainda possui interesses comerciais antagônicos.