Modulação e controle do consumo no horário de ponta
Nas modalidades tarifárias denominadas horo-sazonais, a tarifa de energia cobrada pela distribuidora varia durante os diferentes períodos horários dos dias. Ela é muito mais elevada no chamado horário de ponta, quando se dá o estrangulamento de todo o Sistema Elétrico Nacional, pelo impacto do consumo dos clientes residenciais no final dos dias úteis.
Nos casos em que a melhor opção de contratação é uma modalidade horo-sazonal, a ação mais elementar para redução de custos com energia é suprimir, sempre que possível, o consumo naquele horário de energia mais cara.
As ações de deslocamento programado de certas atividades para fora do horário de ponta são chamadas de modulação de cargas e quando aplicáveis produzem excelentes resultados financeiros, sem perda para a atividade desenvolvida.
A NS Energia estuda, detalhadamente, o regime de utilização das cargas elétricas mais significativas dentro dos processos produtivos do cliente, de forma a identificar possibilidades de modulação e controle de consumo que não comprometam as atividades do negócio.